Câncer de Testículo
O câncer de testículo é um tumor que se origina predominantemente nas células germinativas do testículo. É uma doença incomum, representando apenas 1% de todos os casos de câncer em homens. No entanto, é a principal causa de câncer em homens com idade entre 15 e 35 anos.
Fatores de risco:
- Criptorquidia (testículo não descido): presença de testículo fora da bolsa escrotal.
- História familiar de câncer de testículo
- Síndrome de Klinefelter: um transtorno genético.
- Infertilidade masculina
- História prévia de câncer no testículo contralateral
Os sintomas mais comuns incluem presença de massa testicular indolor (sinal mais comum), aumento ou endurecimento do testículo, dor ou desconforto testicular (em alguns casos) e por vezes sintomas de doença mais avançada como dor lombar, falta de ar e aumento das mamas.
O diagnóstico de câncer de testículo geralmente começa com o exame físico, seguido de um exame de sangue para medir os marcadores tumorais (Alfafetoproteina, Beta-HCG e LDH) e da ultrassonografia da bolsa escrotal. Pode ser necessário também outros exames para complementar a investigação e fazer o estadiamento.
O tratamento do câncer de testículo geralmente inclui cirurgia para remover o testículo afetado, seguida por vezes de tratamento complementar com quimioterapia e/ou radioterapia.
O prognóstico para o câncer de testículo é geralmente muito bom, com taxas de cura maior que 95%. É importante que os homens estejam atentos a qualquer mudança no tamanho ou forma de seus testículos e consultem um urologista se tiverem preocupações. Realizar o auto-exame regularmente também pode ajudar a detectar o câncer de testículo em seu início.