
Câncer de Bexiga
O Câncer de Bexiga, segundo o INCA, é o segundo câncer urológico mais comum e é o sétimo câncer mais comum (exceto o de pele não melanoma) em homens e o décimo, considerando ambos os gêneros, representando 3% dos cânceres. Ele é cerca de duas vezes mais comum em homens do que em mulheres e o seu pico de incidência é após os 70 anos de idade.
Incontinência Urinária
A incontinência urinária (perda involuntária de urina) é um problema que pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em mulheres e em pessoas com mais de 65 anos. Também pode acontecer em homens após o tratamento do câncer de próstata.
Existem vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver incontinência urinária, incluindo:
- Idade: o risco aumenta com a idade, especialmente em mulheres.
- Gênero: as mulheres são mais propensas do que os homens, especialmente após a menopausa.
- Obesidade.
- Gravidez e parto: principalmente aquelas mulheres que tiveram partos complicados ou tiveram múltiplos partos.
- Histórico de cirurgias pélvicas: as pessoas que tiveram cirurgias pélvicas, como histerectomia ou cirurgia de próstata, têm um risco maior de desenvolver incontinência urinária.
- Doenças do trato urinário: infecções urinárias, hiperplasia prostática benigna, entre outras.
- Doenças neurológicas: como esclerose múltipla, parkinson ou acidente vascular cerebral.
É importante lembrar que cada caso é único e que a escolha do tratamento dependerá do tipo e severidade da incontinência urinária, bem como de outros fatores de saúde do paciente. É sempre importante discutir as opções de tratamento com o seu médico urologista para decidir a melhor abordagem (medicamento / fisioterapia pélvica / cirurgia). Estamos à disposição para lhe ajudar com um tratamento de qualidade.